sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ipatinga ganha central Capacitar

Central Capacitar é inaugurada e já recebe 580 alunos matriculados em cursos de qualificação. Foto: Wellis Debil -Secom/PMI

A prefeita Cecília Ferramenta, inaugurou, no início da tarde desta sexta-feira (30/08), as novas instalações da Central de Qualificação e Empreendedorismo – CAPACITAR. “Estamos felizes com a abertura deste espaço para a população e já com a possibilidade de buscar ainda mais parceiros para ampliar o atendimento e ofertas de qualificação”, comentou Cecília Ferramenta, durante a abertura do novo espaço, no centro da cidade.

A Central Capacitar já recebe 580 alunos, divididos em 21 turmas, e a previsão é que até o fim do ano atinja o número de 900 pessoas matriculadas nos diversos programas e serviços voltados para o empreendedorismo e a qualificação de mão de obra.

Além dos cursos do CVT, o prédio vai abrigar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que este ano já oportunizou acesso à formação profissional para mais de mil trabalhadores no município, e mais nove cursos do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A estrutura de funcionamento da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), em parceria com o governo estadual, já começou a ser montado no local que deve ainda vai receber as instalações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o programa Minas Fácil. A Central Capacitar funciona de segunda às sextas-feiras de 8 às 22 horas. 

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia. Clique aqui e compartilhe.

Prefeita reunião Aciapi. Foto: Secom/PMI

A prefeita Cecília Ferramenta recebeu, na sala de reuniões da PMI, representantes da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestação de Serviços (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL). Além de discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico da cidade, o encontro também serviu para estreitar as relações entre o governo municipal e as entidades.

Exposição conta a história de Ipatinga

Interessados em conhecer o acervo de imagens que resgata a história do município têm até o dia 20 de setembro para visitar exposição na Estação Memória. Foto: Welles Debil - Secom/PMI

Atendendo a pedidos da população, a Prefeitura Municipal prorrogou o período da exposição “Ipatinga em Fotos”, na Estação Memória. A mostra faz parte do projeto “Estação Saudade” e reúne cerca de 200 imagens que rememoram o processo de desenvolvimento da cidade.

Além da mostra, serão disponibilizados para pesquisa exemplares da coleção “Ipatinga – Cidade Jardim, de José Augusto Moraes, auxiliando aqueles que desejarem aprofundar os conhecimentos sobre o tema.

Os visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre a história de Ipatinga têm até o dia 20 de setembro para conferir a exposição. A Estação Memória fica na rua  Belo Horizonte, n° 272, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone 3829-8059.

PMI recupera via no Vagalume

Prefeitura de Ipatinga conclui obras na rua Pirapitinga, garantindo acesso a mais de 500 moradores à avenida principal do bairro - JB Reis

A Prefeitura de Ipatinga concluiu mais uma obra de recuperação de via esta semana. A partir de agora, os moradores do bairro Granjas Vagalume poderão utilizar a rua Pirapitinga, que estava interditada há cerca de quatro anos, em decorrência de uma obra paralisada pelo governo anterior.

Cerca de 500 pessoas foram beneficiadas diretamente e agora têm acesso à avenida principal do bairro, percorrendo um trecho de menos de 50 metros. “Com certeza, esta obra vai beneficiar muita gente aqui”, avalia o empresário Márcio Fernandes Drumond, 48 anos, proprietário de uma pequena empresa, que fica na esquina da Pirapitinga com avenida José Raimundo.

Para recuperar a rua Pirapitinga, a Prefeitura Municipal realizou a desobstrução do córrego Vagalume para reconstrução do bueiro. Após esta etapa, executou a compactação do solo e pavimentação do trecho da via, garantindo acesso e segurança aos usuários.

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia em nosso site. Clique aqui.

Comunidade sugere cursos para o IFMG de Ipatinga

Audiência pública IFMG. Foto: JBReis - Secom/PMI

O debate realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), na noite da última quinta-feira (29/08), no auditório da Fiemg Vale do Aço, vai nortear a escolha dos cursos técnicos e de ensino superior a serem ofertados pela instituição a partir de fevereiro de 2014.

As sugestões e questionamentos coletados com os estudantes, professores, representantes do legislativo e de entidades vão complementar o estudo desenvolvido pela equipe técnica do IFMG. A previsão da reitoria do IFMG é que até o fim do mês de setembro sejam anunciados os cursos oferecidos pela instituição de ensino. 

O estudante Vitor Henrique Vieira Oliveira, 17 anos, ainda não decidiu qual curso superior vai estudar no ano que vem. O aluno da Escola João XXIII participou da audiência para obter mais informações sobre o IFMG. “A vinda de uma Federal é muito importante para nós estudantes. Me anima muito saber que vamos ter mais oportunidades aqui perto”, acredita.

Clique aqui e leia em nosso site mais sobre a audiência pública do IFMG.
Foto: JBReis - Secom/PMI

Dia D contra a raiva animal – Neste sábado (31/08), a Prefeitura de Ipatinga realiza o Dia D contra a raiva animal. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde estarão em 31 pontos de vacinação distribuídos em praças, escolas e unidades de saúde do município, para fazer atendimento de 8h às 17h. Todos os animais com mais de três meses devem ser vacinados, até mesmo fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Em Ipatinga, a expectativa é imunizar 80% da população de cães e gatos da cidade, hoje estimados em 28 mil animais.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conselho voltado para o futuro da Cidade

Novos membros do Conselho da Cidade são empossados para mandato de três anos. Foto Wellis Débil – Secom/PMI

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, deu posse, nesta terça-feira (27/08), aos 27 novos membros titulares do Conselho Municipal da Cidade para o triênio 2013-2015.

A cerimônia foi realizada na sala de reunião do 4º andar da PMI e foi acompanhada por vereadores, secretários municipais e representantes de entidades de classe. 

A prefeita Cecília Ferramenta ressaltou a importância do Conselho da Cidade para a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento urbano e reafirmou a participação popular nas ações de governo. “O Conselho da Cidade vai pensar a cidade para o futuro. Isto, sim, é participação popular, e foi um compromisso que assumimos com Ipatinga. Estamos promovendo o resgate dos conselhos na vida do município”, definiu a prefeita.

Clique aqui, leia mais sobre esta notícia em nosso site e compartilhe com seus amigos.

Curso aprimora atendimento na Educação Infantil

Cerca de 300 professores de Educação Infantil das redes municipal e conveniada vão participar dos cursos. Foto: JBReis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga realizou, nesta semana, no Centro de Formação e Avaliação Pedagógica Elzira Rodrigues (Cenfop), a primeira rodada do curso de formação para professores da Educação Infantil (etapa 0 a 3 anos).

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento prestado às crianças atendidas nas creches municipais e nas 45 unidades de ensino da rede conveniada, o encontro reuniu aproximadamente de 100 professores, em dois turnos, para debater o tema “Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil”.

Cerca de 300 professores de Educação Infantil das redes municipal e conveniada vão participar dos cursos, que serão realizados em quatro etapas. “Precisamos conhecer minuciosamente as diretrizes da Educação Infantil e colocá-las em prática”, afirma a professora do Centro Educacional Infantil Esperança, Dirlene Cristina Silva.

Saiba mais sobre os cursos acessando nosso site. Clique aqui e leia.

Conferência da Juventude será neste sábado

A Prefeitura de Ipatinga realiza, neste sábado (31/08), a 2ª Conferência Municipal da Juventude de Ipatinga, omo tema central “Juventude em rede para a cidadania – Seu futuro depende de você”, que acontece na Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã, a partir das 14h.

Podem participar como candidatos a delegado, com direito a voto, os jovens com idades entre 15 a 30 anos incompletos. Entidades e movimentos de juventude organizada, como igrejas, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos e grupos culturais, também são convidados.

 A programação inclui a discussão de 11 eixos temáticos: cultura e conexão; diálogo com o governo; direito de se associar; educação; formação profissional, empreendedorismo e emprego; respeito às diferenças; sexualidade; vida saudável e política sobre drogas; segurança e objetivos do milênio.

Mais informações pelo telefone 3829-8064. Ou clique aqui e acesse nosso site.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeita sanciona lei dos mototaxistas

A lei de regulamenta profissão de mototaxistas e motofretistas em Ipatinga foi sancionada pela prefeita Cecília Ferramenta nesta terça-feira. JBReis - Secom/PMI

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, sancionou na tarde desta terça-feira (27/08) a Lei Municipal 3.214/2013, que regulamenta o exercício da profissão de mototaxistas e motofretistas no município. “Reafirmamos o compromisso democrático com Ipatinga, baseado na verdade e na transparência, ao regulamentar a profissão de mototaxista e motofretista. Agora vamos trabalhar, juntamente com a comissão, para que os serviços sejam regulamentados o quanto antes em nosso município”, enfatizou a prefeita Cecília Ferramenta, durante coletiva de imprensa na Prefeitura.

A prefeita também anunciou um calendário para implementação da legislação. Nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto, uma equipe técnica da Prefeitura vai avaliar o material cedido pelos mototaxistas para formar uma tabela de preços a ser cobrado pelos profissionais. Neste mesmo período, serão visitados e mapeados os pontos de mototaxistas existentes no município.

“Nós só temos a agradecer a prefeita por estar ouvindo a categoria. Queremos exercer o direito sagrado de trabalhar, conforme a legislação”, reforçou o representante dos mototaxistas e motofretistas autônomos, Fernando Antônio.

Clique aqui e leia mais sobre esta notícia e compartilhe com seus amigos.

Quitandas mineiras na merenda escolar de Ipatinga

Agricultoras de Ipatinga vão fornecer bolos e biscoitos para mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino. Foto: Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga firmou um convênio com a Associação de Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa), semana passada, na modalidade de “Chamada Pública”. As cooperadas irão fornecer, até dezembro, bolos e biscoitos aos mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino.

Antes de chegar às cantinas das escolas e serem distribuídos aos alunos, os produtos fabricados pelas agricultoras são supervisionados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que oferece assistência aos produtores.

A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para serem investidos na alimentação escolar, favorecendo a compra de produtos diretamente do empreendedor familiar rural ou suas organizações. “Queremos fortalecer a agricultura familiar e o pequeno produtor, criando novos mecanismos de incentivo à produção”, conclui o gerente da Seção de Apoio à Produção Rural da Prefeitura de Ipatinga, Wagner Eustáquio.

Acesse nosso site e leia mais sobre esta notícia. Clique aqui e leia.

Prefeitura incentiva turismo rural em Ipatinga

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SemdeTur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e entidades ligadas ao segmento turístico de Ipatinga, participaram de uma visita técnica ao roteiro turístico rural implementado na cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.

“A cidade capixaba é referência nacional no setor e a visita vai servir para elaborarmos um projeto de viabilidade econômica ajustada ao modelo de turismo rural em Ipatinga”, explica a gerente da Seção de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Aparecida Pires Sampaio.

A visita técnica ao Espírito Santo faz parte das ações de fortalecimento da economia na zona rural de Ipatinga. Participaram da viagem, ainda, representantes da Associação dos Empreendedores do Turismo Rural de Ipatinga (Aetri), Associação de Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa ) e Circuito Turístico Mata Altântica de Minas Gerais.

Clique aqui, acesse nosso site e leia mais sobre esta e outras notícias do dia.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Audiência pública define cursos do IFMG de Ipatinga

O imóvel da antiga Escola Municipal Presidente Vargas foi repassado ao IFMG em julho deste ano. Foto: JBReis -Secom PMI

A Prefeitura de Ipatinga convida a todos para a audiência pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga. A escolha dos cursos que serão ofertados pelo IFMG será amplamente debatida nesta quinta-feira (29/08), às 19h, no auditório do Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares – Fiemg Vale do Aço.  

Inicialmente, cerca de 1.200 alunos serão atendidos pela instituição de ensino, com início das aulas a partir de fevereiro do próximo ano. Conforme o Ministério da Educação (MEC), o campus de Ipatinga contará com cursos técnicos e de ensino superior, das áreas de Ciência Exatas e Tecnologia.

Outra boa notícia é que o processo seletivo para contratação dos professores do Instituto Federal será realizado a partir de outubro deste ano. A princípio, 60 educadores serão recrutados pelo Ministério da Educação para atuar no IFMG de Ipatinga.

Acesse nosso site e leia mais sobre a audiência pública. Clique aqui e leia.

Foto: Welles Debil - Secom/PMI

Em dia com a vacinação infantil – Neste sábado (24/08), pelo menos três mil crianças foram levadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga para a atualização da caderneta de vacinação infantil. Durante o “Dia D de Multivacinação”, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 2.786 doses do calendário básico infantil, garantindo a proteção contra 14 tipos de doenças para os menores de cinco anos. A campanha segue até sexta-feira (30/08), em toda a rede municipal. O horário de atendimento é de 8h às 17h, exceto nas Unidades de Saúde do Bom Jardim II e Vila Formosa. Em virtude de manutenções, a sala de vacinas da unidade do Nova Esperança funcionará segunda, quarta e sexta-feira, também de 8h às 17h.

PMI convoca mais 61 profissionais concursados

A Prefeitura de Ipatinga anunciou a convocação de mais 61 profissionais aprovados no último concurso público. É necessário apresentar documentos pessoais de carteira de identidade, declaração de conclusão de curso superior e registro profissional no conselho da categoria.

Conforme Edital de Convocação 19/2013–Concurso Público, os profissionais devem comparecer ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, (Derhu), no 3º andar do prédio da PMI de segunda-feira (26/08) a sexta-feira (30/08), de 9h às 17h.

Médicos para PSF
A Prefeitura de Ipatinga também convoca mais 24 médicos para atuar no Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Os profissionais devem comparecer ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, (Derhu), no 3º andar do prédio da PMI, até sexta-feira (30/08), de 9h às 17h. É necessário apresentar diploma ou declaração de conclusão de bacharelado em medicina e identidade profissional com registro no CRM.

O edital está disponível no Portal Cidadão da PMI. Clique aqui e acesse o link no “Diário Oficial”. Mais sobre esta notícia em nosso site. Leia aqui.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Curso de Xadrez lota Biblioteca Municipal

Alunos e professores lotaram a Biblioteca Municipal durante o Curso de Iniciação ao Xadrez para Monitores. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Alunos e professores das mais diversas áreas do conhecimento lotaram a Biblioteca Municipal de Ipatinga, durante o Curso de Iniciação ao Xadrez para Monitores. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (23/08), momento em que os participantes aprenderam os principais movimentos das peças.

Mesmo sem nunca ter jogado Xadrez, a aluna do curso de Pedagogia, Vanda Ribeiro do Valle Timóteo, 40 anos, confessa ter ficado encantada com as noções básicas ministradas durante o encontro. “Estou amando participar do curso e pretendo aplicar as técnicas em sala de aula”, afirma a estudante, revelando que a modalidade é um excelente instrumento pedagógico.

Com as 60 inscrições esgotadas no início da semana, o curso foi considerado um sucesso pelos organizadores, conforme revela o curador da Fundação Brasileira de Xadrez, Geraldo Antônio da Silva. “Já temos mais de 100 interessados na lista de espera e teremos que abrir novas turmas”, comemora Silva.

Acesse nosso site e leia mais sobre esta e outras notícias do dia. Clique aqui.

Conselho da Cidade toma posse dia 27

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, empossa os novos membros do Conselho da Cidade, na próxima terça-feira (27/08). O ato solene vai acontecer a partir das 18h, na sala de reunião do 4º andar da PMI.

O Conselho da Cidade é composto por representantes do poder público, movimentos populares, sindicatos dos trabalhadores, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de Ong’s com atuação na área.

O colegiado é formando por 27 membros titulares, que terão a tarefa de discutir temas relacionados às políticas públicas de desenvolvimento urbano do município, entre outras atribuições.

Clique aqui, acesse nosso site e leia mais sobre a posse do Conselho da Cidade.

Casa do Artesão oferece cursos de artesanato

Casa do Artesão oferece cursos permanentes de curta duração a preços populares, em dias e horários alternativos. Foto: Sérgio Roberto - Secom/PMI

A Associação dos Artesãos de Ipatinga – Casa do Artesão Matizes está com inscrições abertas para 16 modalidades de cursos de artesanato. A proposta é despertar ou aprimorar o talento dos participantes para as artes manuais, com perspectiva de geração de renda. 

Cada aula terá a duração máxima de duas horas. Para participar, basta que os interessados se inscrevam e realizem o pagamento de uma taxa no valor de R$ 10. Cada turma será formada por, no máximo, dez alunos e, no mínimo, dois. 

Dentre os cursos oferecidos estão o de marchetaria (arte de ornamentar superfícies planas), tear, bordado contemporâneo, max colar com pedras, além de diversos trabalhos com tecidos e linhas. 

Os cursos são permanentes e acontecerão de segunda a sábado, nos períodos da manhã e da tarde. Mais informações pelo telefone 3829-8306, na Casa do Artesão - Macapá, n° 06, Centro de Ipatinga - ou em nosso site www.ipatinga.mg.gov.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escolas ampliam ações de apoio ao esporte

A Prefeitura de Ipatinga firmou um termo de cooperação técnica com a Associação Social de Atletismo do Vale do Aço (Asav), nesta quinta-feira (22/08). A entidade desenvolverá ações para reforçar e ampliar as atividades do Programa de Formação Esportiva Escolar – “Atleta na Escola”, do governo federal.  

A partir da próxima semana, os profissionais de Educação Física da Asav começam a visitar as escolas municipais de Ensino Fundamental para apresentar o projeto “Avaliação Motora em Escolares”.

Um levantamento sobre as condições de saúde, físicas e avaliações motora e psicomotora dos estudantes será realizado nesta primeira etapa do programa, prevista para acontecer em até 15 dias.Concretizada esta etapa, a Asav iniciará o treinamento dos atletas no próprio espaço físico das escolas que aderirem ao projeto.

Saiba mais sobre esta e outras notícias do dia clicando aqui e acessando o nosso site.

Eleição de novos Conselhos Locais de Saúde

Os novos Conselhos Locais trabalharão em conjunto com o Conselho Municipal e Secretaria de Saúde de Ipatinga. Foto: Sérgio Roberto - Secom/PMI

Prefeitura de Ipatinga, vai realizar no mês de novembro a votação para composição dos novos Conselhos Locais de Saúde que, pela primeira vez, será realizada de maneira unificada em 16 das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O mandato é de dois anos.

As inscrições de candidatos representantes dos usuários já estão abertas. Para participar da eleição, o cidadão deve preencher uma ficha disponível nas próprias unidades de saúde que irão realizar o processo (clique aqui e veja no site). As inscrições vão até dia 30 de agosto.

Representatividade
A composição dos Conselhos Locais de Saúde é paritária, com 50% formados por usuários da UBS (dois titulares e dois suplentes), 25% são trabalhadores da respectiva unidade (um titular e um suplente) e 25% são indicados pelo poder público (um titular e um suplente). Em 1º novembro, exclusivamente, serão eleitos os representantes dos usuários de cada unidade.

Qualquer morador com idade acima de 16 anos pode votar nas eleições dos Conselhos Locais de Saúde. Basta o interessado se dirigir à UBS de seu bairro no dia da eleição, levando documento de identidade e comprovação de que é atendido na respectiva unidade de saúde.

Acesse nosso site e leia mais sobre esta notícia. Clique aqui.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Catadores da Ascari estão de volta ao trabalho

A prefeita Cecília Ferramenta acompanhou o retorno das atividades da Ascari, nesta quarta-feira. Fotos: JBReis - Secom/PMI

Vinte e três catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascari) voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (21/08), no bairro Canaã. A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, esteve no novo galpão da entidade para acompanhar o reinício das atividades da entidade, fechada no governo anterior por falta de pagamento das parcelas do convênio.

Para o presidente da Ascari, José Geraldo Isaías, a retomada do trabalho traz mais tranquilidade para os catadores, que aguardavam ansiosos pelo retorno da entidade. “A prefeita cumpriu seu compromisso, e hoje estamos muito felizes de poder recomeçar nosso trabalho”, reforçou. 

A prefeita Cecília Ferramenta lembrou a responsabilidade da Administração Municipal em zelar pelo bem-estar e a qualidade de vida da população. “É uma satisfação recomeçar esse projeto, que infelizmente teve que ser interrompido no último ano. O município poderia estar em outro patamar, no que diz respeito à de coleta seletiva, mas o retorno da Ascari representa um compromisso de importância social e ambiental para Ipatinga”, enfatizou a prefeita.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga, leia mais sobre esta notícia e compartilhe.

Pré-conferências mobilizam juventude


A Prefeitura de Ipatinga e o Conselho Municipal de Juventude (Comjuvi) realizam neste sábado (24/08) pré-conferências municipais, simultaneamente, nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), às 15h. As plenárias têm o objetivo de aproximar a população jovem das discussões sobre políticas públicas na cidade.

A participação nas plenárias é aberta ao público. Mas para se candidatar como delegado é necessário que o interessado tenha idade entre 15 e 30 anos incompletos e resida no território pelo qual pleiteia o posto. Nos encontros regionais serão retirados 20 representantes (10 delegados efetivos e 10 suplentes) dos bairros, que foram divididos em cinco territórios da assistência social.

As inscrições poderão ser feitas no local, antes dos encontros. Os interessados devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência em sua regional.

Mais informações pelo telefone 3829-8064 ou no site da Prefeitura de Ipatinga.

Hospital Municipal ativa serviço de tomografia

O tomógrafo foi adquirido em 2010, mas nunca havia entrado em operação. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Começou a funcionar, na última terça-feira (13/08), o serviço de tomografia no Hospital Municipal Eliane Martins (Hospital Municipal de Ipatinga), no bairro Cidade Nobre. 

O equipamento, avaliado em R$ 1,236 milhão, foi adquirido em 2010, mas nunca havia entrado em operação por falta de equipe técnica para realizar os exames e tem capacidade para realizar até 600 diagnósticos por imagem ao mês.

O serviço de tomografia no Hospital Municipal de Ipatinga atenderá demandas de adultos e crianças, incluindo diagnósticos de crânio, tórax e abdômen. A especificação do aparelho é tomógrafo helicoidal multi-cortes, com o mínimo de seis cortes simultâneos.

Para saber mais sobre sobre o serviço de tomografia, clique aqui e acesse nosso site.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Campanha atualiza vacinação infantil

Durante programação serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Neste sábado (24/08), a Secretaria de Saúde de Ipatinga, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará o Dia D para atualizar a vacinação infantil. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ipatinga, Micheli Moreira Egydio, reforça,“É fundamental que o pai não esqueça a caderneta de vacinação da criança. Se não tiver o documento, ainda assim, é importante que o pai leve a criança para avaliação do profissional de saúde e siga as instruções sobre o processo de atualização de vacinas”, reforça a enfermeira. 

Proteção 
Conforme a Secretaria Municipal e o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da PMI reforça que, ao manter as vacinas das crianças em dia, o pai diminui, significativamente, o risco de transmissão de diversas doenças evitáveis. Na rede municipal de Saúde são oferecidas vacinas contra 14 tipos de doenças para o público infantil.

Todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede funcionarão de 8h às 17h, exclusivamente para atender as crianças menores de cinco anos. Clique aqui, acesse nosso site e saiba mais sobre o Dia D.

Membros do Conselho de Trânsito são empossados

Conselho de Transporte e Trânsito foi empossado na última segunda-feira. Fotos: Welles Debil - Secom/PMI

O Conselho de Transporte e Trânsito de Ipatinga (CMTT) foi reativado com a posse dos seus novos membros, realizada na noite desta segunda-feira (19/08), na Prefeitura de Ipatinga. Os 28 conselheiros foram eleitos em julho deste ano, por representantes de 29 entidades do segmento. 

O colegiado é composto por representantes do poder público municipal, dos usuários de transporte público, indicados por entidades, do sindicato de condutores de veículos rodoviários, da empresa operadora de transporte coletivo, das Polícias Militar e Civil.

“Os conselheiros terão papel muito importante em Ipatinga, pois, com a participação popular, vamos promover políticas sobre trânsito e mobilidade urbana, o que há muito tempo não acontece no município”, reforça o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e presidente do Conselho de Transporte e Trânsito de Ipatinga, Gustavo Finocchio Lima. “O conselho vai trabalhar em parceria com o poder Executivo”, completa.

Entre as atribuições legais do CMTT estão a garantia da participação da população e segmentos sociais nas discussões sobre o transporte coletivo de passageiros, seletivo, especial e individual; a ampla divulgação das deliberações e ações a serem desenvolvidas e a participação no planejamento para definição do orçamento anual referente ao transporte e trânsito do município.

Acesse nosso site e leia mais sobre esta e outras notícias do dia: www.ipatinga.mg.gov.br

Creches de Ipatinga comemoram semestre letivo

Em reunião com os representantes das creches conveniadas, a secretária de Educação destacou o empenho da PMI para garantir o convênio em 2013. Foto: JBReis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga reuniu os representantes das 35 creches conveniadas ao município, na tarde da última segunda-feira (19/08), no auditório do sétimo andar, para avaliar as atividades desenvolvidas no 1º semestre e discutir o planejamento de 2014.

Durante a reunião, foi criada uma comissão com objetivo de promover maior aproximação entre o poder Executivo e as creches.“Saímos daqui com a certeza de que a Prefeitura está cumprindo o seu papel. Com base nos dados do Cadastro Escolar, vamos nos planejar para começarmos ainda melhor em 2014”, enfatiza a secretaria de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares.

Para a agente administrativa da creche Pequeno Lar, Selma Rodrigues, o primeiro semestre foi muito melhor do que os últimos anos. “Parece que estávamos dormindo e, hoje, estamos acordados e vivendo muito melhor. Só temos a agradecer à nova Administração Municipal, aos pais dos alunos, que foram compreensivos, e aos parceiros que muito nos ajudam com as promoções”, avalia.

Leia mais sobre esta matéria em nosso site. Clique aqui.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais Educação já movimenta escolas de Ipatinga

A expectativa é de que outras nove escolas da rede municipal sejam beneficiadas com o programa Mais Educação a partir de outubro. Foto JBReis - Secom/PMI

O programa Mais Educação volta a beneficiar cerca de 2.600 alunos das escolas da rede municipal a partir desta segunda-feira (19/08), através de uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga e o Ministério da Educação (MEC).

Ao todo, 15 escolas municipais foram contempladas pelo governo federal, visando ampliar espaços e ações educativas no município. E outras nove estão previstas para iniciem as atividades do projeto a partir de outubro deste ano.

A aluna do 6º ano da Escola Municipal Arthur Bernardes, no Canaã, Vasty Paiva Daniel, 11 anos, participou das atividades com a expectativa de este semestre ser ainda melhor. “Eu não era muito boa em Matemática, mas desde que comecei a participar do programa, me tornei a aluna destaque da minha turma nesta disciplina. Hoje tenho prazer em estudar cálculos e, por isso, quero participar de todas as oficinas que puder”, afirma a estudante.

Clique aqui, acesse nosso site, continue lendo esta matéria e confira a lista completa de atividades para este semestre.

Ipatinga retoma programa Mais Educação

O show musical no Teatro de Arena do Parque Ipanema marcou a retomada do Mais Educação neste semestre. Foto: JBReis - Secom/PMI

Apresentações de capoeira, canto, dança de rua, axé e de violeiros, no Teatro de Arena do Parque Ipanema, na noite de quarta-feria (14/08), marcaram a retomada do programa Mais Educação, que este ano será ampliado na rede municipal de ensino, numa parceria da Prefeitura de Ipatinga e o Ministério da Educação (MEC).

“Nesta noite, comemoramos o relançamento do Mais Educação em Ipatinga. Retomamos o projeto, considerando o plano de trabalho já desenvolvido pelas escolas, mas com nova formatação", enfatiza a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares.

O foco do programa Mais Educação é alcançar todas as escolas e tornar a “educação em tempo integral” uma política de integração, a partir de oficinas e atividades didáticas, assegurando a ampliação de espaços e ações educativas, além do resgate de valores culturais, sociais e humanos.

Clique aqui, leia mais sobre esta notícia em nosso site e saiba quais as atividades serão desenvolvidas nas escolas a partir desta segunda-feira (19/08).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Município mantém doação de terreno ao MP


Reunião em Belo Horizonte contou com a participação da prefeita de Ipatinga e representantes do MP do Estado. Foto: Secom-PMI


"A parceria com o Ministério Público é sempre importante para mantermos a ordem institucional e a organização do nosso município.” Com estas palavras, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, definiu o relacionamento mantido com o órgão público encarregado de fiscalizar o cumprimento das leis.

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (14/08), em Belo Horizonte, a prefeita reiterou o compromisso de dar continuidade ao processo de doação de terreno para construção da sede do MP no município.

A doação do terreno de 881,38 m², do município para o Governo de Minas Gerais, foi aprovada por meio da Lei Municipal nº 2.781, de 24 de novembro de 2010. Localizado à avenida João Valentim Pascoal, ao lado do Juizado Especial e próximo às futuras instalações da subsede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ipatinga, o imóvel vai abrigar serviços diversos em um só local, facilitando o acesso da população.

Durante a reunião em Belo Horizonte, a prefeita fez questão de ressaltar a importância da parceria com os demais órgãos de fiscalização, que futuramente estão concentrados no mesmo local. "Estamos empenhados em melhorar a prestação de servicos publicos para os cidadãos de Ipatinga, por isto a importância de retomarmos o diálogo com o Ministério Público", reforça.

Preparação para o 16º Compor continua durante os meses de agosto e setembro. Foto: JB Reis - Secom/PMI


Preparação para o 16º Compor continua – Membros dos nove Conselhos Regionais de Orçamento (CROs) de Ipatinga se reuniram no auditório da Prefeitura, na noite desta terça-feira (13/08), para iniciarem as discussões sobre os critérios de distribuição dos recursos destinados ao Orçamento Participativo, que está sendo retomado no município. Para 2014, a Prefeitura vai destinar R$ 10 milhões para investimentos em serviços e pequenas obras indicadas pela população. Uma nova reunião para tratar sobre a definição dos critérios está agenda para acontecer no dia 3 de setembro. Antes, porém, o representantes dos CROs, voltam a se reunir na Prefeitura, no dia próximo dia 23 de agosto, para entregar os formulários com sugestões de obras feitas pelos moradores. Os encontros fazem parte da preparação para o 16º Congresso Municipal de Prioridade Orçamentária (16º Compor), que será realizado em setembro. 

Prevenção de hepatites em servidores da Saúde

Além da capacitação, os servidores da área de saúde puderam realizar testes rápidos para detecção de hepatites. Foto: Welles Debil - Secom/PMI


Pelo menos 150 servidores da área de Odontologia da rede municipal de saúde realizaram testes rápidos para detecção de hepatites virais (B e C). A ação integrou o Seminário Municipal de Prevenção às Hepatites Virais, organizado pelo Programa de DST/Aids de Ipatinga, encerrado nesta quarta-feira (14/08).

O objetivo da programação promovida pela Prefeitura de Ipatinga é orientar os profissionais sobre as formas de contágio da doença e a necessidade de maior rigor para cumprimento das normas de segurança no exercício da profissão, incluindo a manipulação correta de equipamentos e os perigos na utilização de instrumentos não esterilizados. Na segunda-feira (12/08), os testes foram realizados com profissionais da área de beleza e estética do município.

Em Ipatinga, o teste rápido para hepatites B e C e outras doenças sexualmente transmissíveis (sífilis e HIV) pode ser realizado na sede do Programa DST/Aids, situado à avenida Monteiro Lobato, nº 816, bairro Cidade Nobre. O programa oferece ainda assistência individual e sigilosa, com médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, além de aconselhamento especial em caso de diagnóstico positivo. 

Mais informações pelo telefone: (31) 3829-8559. Leia mais notícias do dia em nosso site: www.ipatinga.mg.gov.br

Alunos comemoram a volta do Parque da Ciência


Os alunos da E.M. Nelcina Rosa de Jesus visitam o Parque da Ciência nesta quarta-feira. Foto: Welles Debil - Secom/PMI

Alunos do 8º e do 9º anos da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, localizada no bairro Veneza, participaram de uma aula lúdica e interativa no Parque da Ciência de Ipatinga, na manhã desta quarta-feira (14/08).

A visita marcou a reabertura do espaço pedagógico, que permaneceu fechado ao público desde o final de 2012, por não estar em condições de realizar qualquer atividade. Nesse período, a Prefeitura de Ipatinga promoveu melhorias para revitalizar o espaço localizado no Parque Ipanema.

Estudante do 9º ano, Igor Vinícius Lopes Marques, 14 anos, conta que a cada visita ao Parque da Ciência aprende uma novidade que contribui para as aulas de Ciências. “O Parque possui várias montagens interessantes que não temos na escola. Quando tenho oportunidade de vir visitar, participo de todas as apresentações e sempre saio daqui admirado”, comenta o aluno.

Acesse nosso site e leia mais sobre a reabertura do Parque da Ciência. Clique aqui e leia.

Sai resultado da Lei de Incentivo à Cultura


A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) divulgou, na tarde desta quarta-feira (14/08), o resultado do edital da Lei de Incentivo à Cultura, referente ao exercício de 2013.

Dos 81 projetos inscritos, 21 foram pré-aprovados e os proponentes têm até o dia 26 de agosto para realizarem a readequação, etapa fundamental para garantia do repasse dos recursos.

Este resultado garante a execução de 152 ações culturais no município, contemplando 30 bairros da cidade. Serão 29 oficinas, 71 apresentações musicais, 10 palestras, 8 espetáculos de teatro, 7 de dança, 3 mostras de resultado de oficinas, além de 24 exibições de cinema.

Para a prefeita Cecília Ferramenta, estes números revelam a retomada de uma política pública cultural pautada na democracia. “A Lei de Incentivo à Cultura é um instrumento que contribui para fortalecer artistas, agentes culturais, grupos e instituições artísticas de nossa cidade. Além disso, beneficia toda a população, que tem a oportunidade de participar das oficinas, shows e demais ações desenvolvidas a partir da execução dos projetos”, reforça a prefeita.

Todos 21 os projetos pré-aprovados pela CMIC tiveram ratificação mínima de 80 % do valor solicitado. Os proponentes que forem contemplados com os recursos do Fundo Municipal de Cultura receberão o valor correspondente à aprovação em duas parcelas e terão entre setembro e dezembro executarem as propostas.

Confira a lista projetos aprovados:


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PMI e CeasaMinas assinam termo de cooperação


A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, assinou termo de cooperação técnica com a Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), nesta segunda-feira (12/08), para a realização de estudos de viabilidade técnica com vistas à instalação de um entreposto no município. 

“Esse é mais um passo importante para a valorização do setor de hortifrutigranjeiros regional”, ressalta Cecília Ferramenta. Desde o início do ano, a prefeita e técnicos da Prefeitura vêm mantendo conversações junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária sobre o projeto de instalação da unidade da CeasaMinas em Ipatinga. 

O termo de cooperação técnica prevê que o governo municipal e a CeasaMinas devem indicar representantes para atuar no desenvolvimento de estudos e pesquisas de viabilidade técnico-financeira e operacional para a construção de um Centro Regional de Abastecimento Alimentar.

Acesse nosso site, leia mais e compartilhe: www.ipatinga.mg.gov.br

Cursos profissionalizantes abrem 215 vagas


A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Sistema “S” – Senai, Senac e Senat, está com inscrições abertas para seis novos cursos profissionalizantes gratuitos. São ofertadas vagas para operador de computador (50), eletricista predial (40), ajustador mecânico (25), torneiro mecânico (40), corte e costura (40) e soldador (20). 

As aulas têm início previsto para final deste mês e início de setembro. Para se inscrever em um dos cursos ofertados, o candidato precisa ter entre 16 e 59 anos de idade, no mínimo o Ensino Fundamental incompleto e estar cadastrado no programa Bolsa Família.

As inscrições devem ser realizadas em uma das cinco unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipatinga. É importante que o interessado faça a efetivação de sua matrícula junto à entidade responsável por ministrar os cursos, neste caso, o Senai.

Clique aqui e veja a lista completa dos locais de inscrição: www.ipatinga.mg.gov.br

Biblioteca Municipal oferece curso de Xadrez


Estão abertas, a partir desta quarta-feira (14/08), as inscrições para o Curso de Formação de Instrutores em Xadrez. As aulas acontecem entre os dias 23 e 24 de agosto, na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares.

O curso é uma realização da Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Fundação Brasileira de Xadrez / Aciapi, e tem o objetivo principal de formarnovos monitores para atuarem nas escolas municipais contempladas peloprograma Mais Educaçãodo governo federal.

Conforme explica o curador da Fundação, Geraldo Antônio da Silva, o curso será ministrado em dois módulos. “A primeira etapa consiste na iniciação, momento em queos participantes vão conhecer o movimento das peças. A segunda já é focada no‘método misto, que aborda as técnicas e métodos de ensino desta modalidade esportiva”, antecipa o curador.

No total, serão oferecidas 60 vagas, abertas ao público e direcionadas, principalmente,a estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Os interessados podem se inscrever pela internet, por meio do site www.fbchass.comSe preferirem, também podem preencher o formulário na Biblioteca Municipal, que fica na rua Mariana, n°119, ou na Fundação Brasileira de Xadrez, situada à rua Uberlândia, n° 33, ambas no Centro de Ipatinga.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Comissão vai acompanhar Lei de Mototaxistas

A prefeita (E) reuniu mototaxistas para conversar sobre a nova legislação que regulamenta a profissão no município_Secom-PMI_Sérgio Roberto

Uma reunião ampliada, com a participação da prefeita Cecília Ferramenta, vereadores e representantes dos mototaxistas e motofretistas de Ipatinga, realizada nesta terça-feira (13/08), selou o apoio da categoria ao projeto de lei que regulamenta a profissão no município.

A proposição foi aprovada na semana passada pela Câmara Municipal e deverá ser sancionada nos próximos dias pelo Executivo. Uma comissão formada por integrantes da Prefeitura, da Câmara e das entidades representantes da categoria será criada para acompanhar todo o processo de implementação da nova legislação.

“O nosso compromisso de reconhecer a profissão de mototaxista e motofretista está garantido com a criação dessa lei, que está amparada por uma legislação federal. Reconhecemos a importância dessa categoria para o sistema de transporte municipal e queremos esse serviço regulamentado o quanto antes, para atender aos profissionais e, também, aos usuários”, argumenta a prefeita.

“A reunião com a prefeita me surpreende, pessoalmente, pois demonstra vontade política com os profissionais”, afirma Ricardo Bouzada, da Motvaço.

Prefeitura lança programa EJA Integrada

A aula inagugural da EJA Integrada reuniu as professoras, alunos e familiares. Foto: JBReis - Secom/PMI

Cerca de 60 estudantes da Escola Municipal Artur Bernardes, na faixa etária entre 15 e 17 anos, poderão concluir o Ensino Fundamental por meio da Educação para Jovens e Adultos (EJA) Integrada. A nova modalidade foi lançada pela Prefeitura de Ipatinga durante aula inaugural realizada na tarde da última segunda-feira (12/08).

A EJA Integrada é um projeto piloto que tem por objetivo assegurar aos jovens o direito de concluir a educação básica e, sobretudo, possibilitar o acesso aos cursos de qualificação profissional. De segunda a sexta-feira, as aulas acontecem das 16h às 19h, e os cursos profissionalizantes serão no turno matutino. 

“As aulas serão ministradas a partir de uma metodologia de trabalho diferenciada, visando motivar os estudantes a permanecerem na escola”, argumenta a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares.

Em parceria com o Centro de Qualificação Profissional (CVT) Ipatinga, serão oferecidos aos alunos da EJA Integrada cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um levantamento realizado pelas professoras da EJA Integrada este mês vai apontar as áreas dos cursos profissionalizantes de maior interesse dos alunos, para viabilizar a oferta da qualificação. 

Acesse nosso site e leia mais. Clique aqui.

Expediente diferenciado durante o feriado


Devido ao feriado em celebração ao Dia de Assunção de Nossa Senhora, alguns serviços da Prefeitura de Ipatinga funcionarão em horário diferenciado. Conforme o Decreto nº 7.504, de 8 de agosto, não haverá expediente nas repartições públicas nesta quinta-feira (15/08), feriado municipal, e o ponto será facultativo na sexta-feira (16/08). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (19). Confira:


Limpeza urbana
A coleta de lixo e de entulho acontecerá de maneira regular durante o feriado prolongado. Os serviços de varrição de ruas e capina serão suspensos apenas no dia 15 (quinta-feira), feriado. 

Segurança
Os serviços de segurança pública permanecem de plantão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, ligue 199.

Saúde
O Hospital Municipal de Ipatinga e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionarão normalmente para atendimento de urgência e emergência. Para entrar em contato com o SAMU, disque 192. Já o Hospital Municipal está situado à avenida Felipe dos Santos, 123, no Cidade Nobre.

Feira do “Ipatingão”
A Feira de Atacado do Ipatingão funcionará normalmente nesta quinta-feira (15), a partir das 13h, no estacionamento do Estádio Municipal João Lamego Neto (Ipatingão), na avenida Burle Marx, no Parque Ipanema. 

Transporte
Os veículos do transporte coletivo de passageiros gerenciado pela AutoTrans circulam no dia 15 com o quadro de horários de domingo. Os usuários podem consultar as alterações nos site da empresa ou pelos telefones (31) 3823-9190 3822-2628.