quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeitura corrige tabela salarial de servidores


“O nosso compromisso em relação aos servidores municipais é verdadeiro e com responsabilidade, exige esforços para contemplar a valorização da carreira e, também, dos profissionais que são responsáveis pela qualidade do atendimento à população.” Com esta afirmação, a prefeita Cecília Ferramenta avalia as negociações salariais com o funcionalismo de Ipatinga.

A categoria vai receber reajuste salarial de 6% a ser repassado em três parcelas, em agosto, outubro e dezembro. A proposta inicial previa o índice de 2% a cada mês, mas a prefeita determinou que a primeira parcela seja de 3% e as outras duas, de 1,5%. O projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a correção da tabela salarial dos servidores municipais será encaminhado nos próximos dias à Câmara, para apreciação dos vereadores. 

Pela proposta da Administração Municipal será promovido o realinhamento da tabela de salários do grupo 1, do Plano de Cargos da PMI, que passa a ser equiparado ao salário mínimo a partir de setembro. Ainda em setembro será efetuado o pagamento, em parcela única, da diferença dos valores nominais devidos a esses servidores do grupo 1, que tiveram movimentação na carreira no período de janeiro a julho, em decorrência da revisão da base salarial.

Outra novidade introduzida pelo Executivo, com objetivo de corrigir distorções na carreira profissional do serviço público, é a implantação da metodologia de equiparação salarial de técnicos e auxiliares de enfermagem em três parcelas anuais, a partir de janeiro de 2014. Também em agosto entra em vigor o reajuste de 6% sobre o vale refeição dos servidores públicos de Ipatinga.

Participação popular reforçada na Regional 5

A Escola Municipal Arthur Bernardes, que foi palco da plenária dos moradores da Regional 5, vai sediar o 16º Compor em setembro. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga realizou, na noite de terça-feira (30/07), a reunião preparatória do 16º Compor, da Regional 5, na Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã.

O aposentado José Pacheco de Mascarenhas, de 78 anos, já sabia que iria sugerir a melhoria na pavimentação da rua Mar Vermelho, na região do Canaãnzinho, onde mora e para sua surpresa, a intervenção foi incluída num pacote de pequenas obras que vão acontecer neste segundo semestre,  anunciadas durante a plenária popular pela prefeita Cecília Ferramenta.

“O resgate do Compor e dos conselhos municipais é um compromisso que assumimos com o fortalecimento da participação popular para ajudar o governo a melhorar a cidade”, destacou a prefeita Cecília Ferramenta, ao fazer um balanço das ações de seu governo no primeiro semestre do ano.

Os moradores que optarem por fazer indicações de pequenas obras pela internet poderão fazer as sugestões até o dia 9 de agosto, no site da Prefeitura de Ipatinga: www.ipatinga.mg.gov.br/compor.  

Prefeitura convoca mais 21 concursados

A Prefeitura de Ipatinga convoca, até a próxima sexta-feira (02/08), mais 21 profissionais aprovados no último concurso público, realizado há dois anos. São chamados 10 oficiais administrativos, dois fisioterapeutas, dois auditores técnicos, um técnico em radiologia e nove técnicos em enfermagem, estes, exclusivos para a recomposição de quadro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Também é convocado um procurador municipal.

Conforme edital de convocação, os profissionais devem comparecer ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Derhu), no 3º andar do prédio da PMI, nesta quinta (01) e sexta-feira (02). É necessário apresentar documentos pessoais de carteira de identidade, declaração de conclusão de curso superior e registro profissional no conselho da categoria para os aprovados em cargos de nível superior. O horário de atendimento é de 12h às 17h. 

O edital nº 17/2013 está disponível no Portal Cidadão da PMI, no link Diário Oficial.

Ipatinga empossa primeiro Conselho de Juventude

A prefeita Cecília Ferramenta com o Conselho Municipal de Juventude. Foto: Wellis Debil - Secom/PMI

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, empossou os primeiros integrantes do Conselho Municipal de Juventude (Comjuvi), na noite desta segunda-feira (29/07). Na cerimônia de posse, a prefeita Cecília Ferramenta destacou a importância da participação popular em seu governo e reforçou o papel do jovem como protagonista na interlocução entre as diversas políticas e segmentos da sociedade. 

“O jovem está inserido em todos os segmentos que temos a participação popular e é uma alegria muito grande dar posse a este Conselho de Juventude. O Comjuvi é um espaço para os nossos jovens apresentarem as suas bandeiras e ajudarem a definir os rumos da nossa cidade”, avaliou a prefeita, convidando a todos para participar das diversas conferências municipais e também das plenárias do 16º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentária (Compor).

A solenidade de posse foi acompanhada pelos secretários de Assistência Social, Vasco Lagares, e de Governo, Antônio Pirralho, do vereador mirim Luiz Carlos Filho e dos vereadores Juarez Pires e Agnaldo Bicalho, autor da iniciativa que, juntamente com o Executivo, instituiu a Lei 3.174, de 10 de maio de 2013, que dispõe sobre a organização do Conselho.

A lista de conselheiros (titulares e suplentes) está disponível no Diário Oficial. Mais informações no site da Prefeitura de Ipatinga.

Ipatinga vai sediar encontro de movimentos populares

A prefeita Cecília Ferramenta e os representantes da Executiva Nacional da CMP. Comissão será criada para cuidar da organização e logística do evento. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A cidade de Ipatinga vai sediar, em outubro, o 5º Encontro Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), que comemora os 20 anos de sua fundação. Na manhã desta quarta-feira (31/07), a prefeita Cecília Ferramenta recebeu os representantes da Executiva Nacional da CMP, com o objetivo criar uma comissão para cuidar da organização e logística do evento.

“Assumimos o compromisso e vamos acolher os movimentos populares da melhor maneira possível, para que esse encontro seja um sucesso”, reafirmou Cecília Ferramenta, ao desejar boas-vindas à Executiva Nacional do CMP e ao vereador e coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, Saulo Manoel.

A representante da Executiva Nacional do CMP, Valdelene Lima, agradeceu o apoio da prefeita de Ipatinga e elogiou o relacionamento da atual administração com os movimentos populares. “Ipatinga é o lugar ideal para realizarmos o nosso encontro, pois o governo da prefeita Cecília Ferramenta tem como prioridade o dialogo permanente com o movimento social. Além disto, a cidade conta com uma mulher de participação ativa na luta popular à frente da Prefeitura, da mesma forma que a fundadora da CMP”, pontua.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre o evento.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Infraestrutura lidera indicações para o Compor

Prefeita Cecília Ferramenta participa da plenária preparatória para o Compor na Regional 4. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Quase metade das pequenas obras indicadas pela população no site da Prefeitura de Ipatinga, estão relacionadas a intervenções de infraestrutura urbana. O sistema interativo, lançado há uma semana, já recebeu 322 sugestões até esta terça-feira (30/07).

Na última segunda-feira (29/07), os moradores da Regional 4 – bairros Centro, Novo Cruzeiro, Veneza I, Veneza II, Morro do Sossego, Parque das Águas, Planalto, Caravelas, Jardim Panorama e Caçula – lotaram completamente o pátio da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no Veneza.

“Vim para poder ajudar. Quero indicar algumas melhorias para as pessoas”, disse a dona de casa Zulmira Gonçalves Pereira, 73 anos, que mora no bairro Veneza e participou da reunião popular ao lado de duas amigas. “Essa é a primeira vez que participamos da assembléia do Compor. A proposta é muito boa”, observou Zulmira.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga, leia mais e compartilhe.

Recuperação da rua Pirapitinga está quase pronta

Morador do bairro Granjas Vagalume há 22 anos, José Gonçalves Stocler, acompanha diariamente as obras na rua Pirapitinga. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Mesmo diante das dificuldades financeiras do município, a Prefeitura de Ipatinga lançou mão de recursos próprios para acabar com o problema vivido pelos moradores da rua Pirapitinga, no bairro Granjas Vagalume. Há cerca de duas semanas, foi iniciada a construção do bueiro e a recuperação da rua Pirapitinga, que deverá ser entregue já em agosto.

Conforme revela o empresário José Gonçalves Stocler, a rua virou ponto de usuários de drogas e de prostituição. “Depois que escurece, ninguém tem coragem de passar por aqui, porque o lugar fica perigoso”, conta o morador, que vive no bairro há 22 anos. 

Após a desobstrução do córrego Vagalume para lançamento das manilhas, as obras entram em fase de acabamento, conforme revela o secretário de Obras, José Maria Ferreira. “A próxima etapa consiste na compactação do solo e preparação da base para aplicação da massa asfáltica”, conclui o secretário.

Acesse nosso site, leia mais e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa cidade: www.ipatinga.mg.gov.br

Profissionais de cantina recebem treinamento

Os novos auxiliares de serviços de cantina receberam as instruções da nutricionista. Foto: Welles Debil - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga, realizou na segunda-feira (29/07), mais um treinamento para os novos auxiliares de serviços de cantina que vão atuar, a partir de agosto, nas escolas da rede municipal.

Dentre os temas abordados estão, técnicas para o manuseio de alimentos, de higiene e segurança alimentar, princípios básicos de microbiologia (doenças transmitidas por alimentos), instruções para produção de merenda escolar e normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Único homem na turma de capacitação de 51 auxiliares de cantina, José Geraldo Cassimiro Soares, 52, levará para a cantina da escola onde vai atuar toda sua experiência adquirida nos restaurantes em que trabalhou na Espanha. “Tenho prazer em cozinhar e gosto de conviver com crianças. Depois deste treinamento, aprimorei técnicas muito importantes e diferenciadas que vão me auxiliar na hora de fazer a merenda escolar”, assegura José Geraldo.

Já nesta semana, os profissionais de cantina serão direcionados para as unidades de ensino onde vão trabalhar no próximo semestre. Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre os treinamentos.

Licitação para Unidade de Saúde do Caravelas

Prefeita Cecília Ferramenta em reunião com a comunidade do bairro Caravelas neste final de semana. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, confirmou o lançamento do edital de licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Caravelas, em reunião com lideranças comunitárias da Regional 4, realizada no último sábado (27/07).

“Os recursos já haviam sido assegurados e, agora, anunciamos a conclusão de mais uma etapa: a abertura do processo de licitação das obras. Agora é questão de trâmites burocráticos para que, enfim, esta antiga reivindicação da comunidade do Caravelas e da Regional 4 se torne realidade”, afirma a prefeita Cecília Ferramenta. 

Os recursos para a construção, da ordem de R$ 1,3 milhão, estão assegurados ao município por parte do governo estadual. A unidade terá estrutura para abrigar três equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), contando com salas de vacinação, medicação, acolhimento e curativos, banheiros, consultórios e farmácia. 

Já na tarde desta segunda-feira (29/07), técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizaram uma vistoria no local, com objetivo de avaliar as condições do gramado para receber as benfeitorias. Nesta semana, também, equipes de jardinagem fizeram intervenções em áreas públicas do bairro, incluindo coleta de entulhos e limpeza.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre a Unidade de Saúde do bairro Caravelas.

Parque da Ciência participa de reunião do SBPC

O estande do Parque da Ciência de Ipatinga recebeu inúmeros visitantes da 65a SBPC. Foto: Arquivo Pessoal

O Parque da Ciência de Ipatinga (PCI), localizado no Parque Ipanema, reabrirá suas portas no próximo dia 13 de agosto. Eventos, como a “VI Semana da Matemática”, “Semana da Biologia”, “Ciência para Pequenos Anfíbios” e “Astronomia no Parque”, estão previstos na programação do espaço temático ainda neste ano.

Em busca de inovações, os professores do Parque da Ciência representaram o município na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na última semana (21 a 26/07), em Recife (PE). Promovido pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), o evento abordou a temática “Ciência para o novo Brasil”.

Durante o encontro, cerca de 70 instituições associadas à ABCMC compartilharam experiências acadêmicas e debateram projetos científicos. “Da reunião, trouxemos ideias sobre projetos de revitalização do Parque da Ciência, bem como o inserimos em um debate sobre políticas públicas voltadas para pesquisas em ciência e tecnologia”, destaca o gerente do Parque da Ciência de Ipatinga, Lauro Valente e Silva.

Para participar das atividades do Parque da Ciência, basta realizar o agendamento pelo telefone 3829.8365. Mais informações no site da Prefeitura de Ipatinga.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Combate intensificado à leishmaniose visceral

Os agentes de saúde e médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizam testes rápidos para detectar leishmaniose visceral em cães de Ipatinga. De janeiro a junho, já foram testados 2,1 mil animais, sendo 150 confirmados para a doença. O teste rápido é realizado em apenas 20 minutos e, em caso de resultado positivo, o animal é submetido ao exame sorológico (imunoenzimático).

A testagem rápida integra as ações de combate e controle da doença na rede municipal. Em Ipatinga também estão em curso a capacitação de profissionais e ações educativas junto à comunidade, com foco na prevenção da doença, para garantir a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da leishmaniose em ambientes urbanos e, principalmente, a posse responsável do animal (potencial hospedeiro da doença).

Os casos suspeitos de leishmaniose canina devem ser comunicados diretamente ao Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone: 3829-8383. Clique aqui, leia mais e saiba como se prevenir contra a leishmaniose.

Ipatinga vai reformar nove unidades de saúde

A gerente da Unidade de Saúde do bairro Jardim Panorama, Patrícia de Araújo Vicente, mostra a situação precária do prédio, deixado sem manutenção durante os dois últimos governos. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Infiltrações, telhados deteriorados, paredes e pisos danificados, redes elétrica e hidráulica comprometidas. Estes são alguns dos problemas que a Prefeitura de Ipatinga vai recuperar, até o final deste ano, em nove unidades de saúde localizadas nos bairros Veneza II, Jardim Panorama, Esperança, Canaã, Bom Retiro, Bom Jardim, Vila Celeste, Vila Militar e Limoeiro.

As obras vão contemplar reparos diversos nos imóveis e instalações, assegurando melhores condições de conforto aos usuários da rede municipal, conforme revela o secretário de Obras da Prefeitura de Ipatinga, José Maria Ferreira. 

“Serão investidos R$1,1 milhão, em recursos do governo federal, além de contrapartida da Prefeitura de Ipatinga. As unidades receberão reparos em suas instalações, para que possam funcionar com a qualidade que a população merece”, finaliza o secretário.

Saiba mais sobre as reformas nas unidades de saúde no site da Prefeitura de Ipatinga.

Creche do Parque das Águas em fase de fundação

PMI mantém cronograma de obras em dia para entregar unidade de Educação Infantil do Parque das Águas até abril de 2014. Foto: JB Reis - Secom/PMI

As obras da creche do Parque das Águas, iniciadas pela Prefeitura de Ipatinga, no final do mês de maio, já podem ser percebidas pelos moradores e por quem passa pelo bairro, próximo à rua Rio São Francisco. 

Pai de duas crianças com menos de cinco anos de idade, o servidor público Juarez Cordeiro, espera ansioso pela entrega do novo equipamento aos moradores da Regional 4. “Estou acompanhando as obras de perto. A creche vai chegar em boa hora para todos, e pretendo matricular meus filhos já no próximo ano”, afirma o morador.

O projeto arquitetônico da creche do Parque das Águas segue os padrões do Ministério da Educação, com capacidade de atender cerca de 240 crianças e compreende salas pedagógicas e de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes, todos adaptados para pessoas com deficiência.

Continue lendo esta e outras notícias clicando aqui: Prefeitura de Ipatinga.

sábado, 27 de julho de 2013

Moradores da Regional 3 elogiam a volta do Compor

Moradores atentos acompanharam a prestação de contas da prefeita na Regional 3. Foto: JB Reis - Secom /PMI

Moradores da Regional 3, que compreende os bairros Iguaçu, Ideal, Ferroviários, Cidade Nobre e Vila da Paz, lotaram a terceira plenária preparatória do Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor) de Ipatinga, realizada na noite desta sexta-feira (26/07), na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, no Iguaçu.

“Participei de todas as edições do Compor e, para mim, a volta da participação popular é fundamental para fortalecer o movimento social e assegurar benefícios para toda a cidade”, atestou o aposentado Manoel Pereira de Souza, 61 anos, morador do Ideal.

A prefeita Cecília Ferramenta fez uma prestação de contas de seis meses de governo, destacando os trabalhos realizados em todas as áreas da administração pública e as perspectivas para o próximo ano. “Estamos resgatando a participação popular para colocar a nossa cidade de volta nos trilhos do desenvolvimento, com justiça social e cidadania”, assegurou a prefeita, agradecendo o apoio que vem recebendo por parte dos vereadores, dos servidores públicos e da população. “Vamos ouvir os moradores de todas as nove regionais de para podermos definir o que for melhor para Ipatinga”, completou a prefeita.

Moradora do Iguaçu, Elza Maria da Silva, 70 anos, também concorda com o aposentado. “A realização dessas plenárias de participação popular é uma vantagem para nossa cidade”, argumentou. “Queremos ajudar a prefeita e sua equipe a realizar o que for melhor para a população de Ipatinga”, concordaram “seu” Manoel e “dona” Elza.

Esta notícia completa está disponível no site da Prefeitura de Ipatinga.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Prioridades do Compor indicadas pela internet


O sistema on-line para indicações de prioridades para o Orçamento Participativo, lançado pela Prefeitura de Ipatinga, já havia registrado 125 sugestões de pequenas obras, até as 12h desta sexta-feira (26/07). O acesso está liberado desde a última terça-feira (23/07) e pode ser feito pelo site da Prefeitura de Ipatinga, até o próximo dia 9 de agosto.

“Estamos retomando a participação popular nas decisões do governo e, juntos, vamos encontrar um caminho, uma melhor solução para nossa cidade”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta.

As sugestões recebidas são encaminhadas para análise por parte do Departamento de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), para levantamentos de custos e viabilidade técnico-financeira, antes de ser encaminhada para a respectiva regional.

Para fazer a indicação, o morador precisa se cadastrar, informando seu endereço e CPF. As obras são divididas em áreas específicas – desenvolvimento econômico, educação, esporte e lazer, infraestrutura urbana, saúde, segurança pública, serviços urbanos e meio ambiente, assistência social e outros.

Continue lendo aqui.

Prefeitura realiza plenária do Compor na Regional 2

Plenária preparatória para o Compor reuniu moradores da regional 2 de Ipatinga na E.M. Padre Cícero de Castro. Foto: JB Reis - Secom/PMI

O retorno do Orçamento Participativo foi comemorado pelos moradores da Regional 2 (Areal, Bela Vista, Bom Retiro, Imbaúbas, Horto/Usipa e Santa Mônica), que na noite desta quinta-feira (25/07) participaram da assembléia preparatória do 16º Compor. O encontro aconteceu na E.M. Padre Cícero de Castro.

Moradora há mais de 37 anos no bairro Bom Retiro, a comerciante Vera Maria Caldeira levou a filha, Edilara Caldeira, para a plenária. “Quero indicar a reforma da rotatória da rua Gaspar de Lemos com a avenida Usiminas”, conta a comerciante que, orgulhosa, revela ter participado de todas as edições anteriores do Compor, criado no início da década de 90, no primeiro governo do ex-prefeito Chico Ferramenta. “Muitas obras que indiquei saíram do papel e melhoraram a vida das pessoas. Estou feliz com a volta do Compor, pois as pessoas querem ajudar a melhorar a cidade”, avalia.

Dalmas Costa, também do Bom Retiro, considera urgente a retomada da participação popular nas decisões do poder público. "Precisamos resgatar o Compor porque ficamos esquecidos nos últimos anos, sem representação da comunidade nas ações da Administração Municipal. Sem dúvida, o trabalho em conjunto é muito melhor para a cidade e para a população", argumenta.

Para ler mais sobre esta e outras notícias do dia acesse nosso site: www.ipatinga.mg.gov.br

Moradores comemoram reparo em rua do Taúbas

Morador do Taúbas, Vicente Gregório, agradece apoio da PMI durante as obras de manutenção da via, iniciadas na manhã desta sexta-feira. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga e a comunidade do Taúbas a iniciaram as obras de manutenção da rua Antônio Luís de Brito, no bairro Taúbas, na manhã desta sexta-feira (26/07).

Conforme revela o aposentado Vicente Gregório, o problema era antigo e a comunidade jamais foi atendida pelo governo anterior. “Ficamos esquecidos durante muito tempo, vendo nossas casas serem inundadas todos os anos. Estamos muito felizes com o apoio a Prefeitura de Ipatinga e queremos trabalhar juntos para melhorar nossa cidade cada vez mais”, comemora o morador, acrescentando que sua presença está confirmada na reunião preparatória para o 16° Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor) da Regional 9, que acontece no próximo sábado (03/08), no Pedra Branca.

A obra de manutenção da rua Antônio Luís de Brito foi realizada com a participação direta dos moradores do Taúbas. A comunidade local adquiriu os materiais e também fornece a mão de obra, enquanto a Prefeitura de Ipatinga oferece os serviços de topografia e os maquinários para as obras.

Acesse nosso site e leia mais sobre esta e outras notícias do dia: www.ipatinga.mg.gov.br.

Alunos de Ipatinga na etapa estadual do JEMG

Alunos-atletas da E.M. Artur Bernardes e da E.E. Selim José de Salles viajam neste fim de semana para a cidade de Passos, no Sul de Minas, onde disputam a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). As equipes escolares de Ipatinga conquistaram suas vagas durante a fase regional da competição, que aconteceu no mês passado em Caratinga.

“Os alunos das duas escolas estão empolgados e acreditam que vão terminar a competição entre os três melhores”, avalia o treinador Greidson Aquino, que vai comandar os atletas da Arthur Bernardes e da Selim de Salles nas disputas no Sul de Minas. 

São esperados cerca de 3,5 mil alunos-atletas, de 315 municípios, para a etapa de Passos, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A competição será realizada nas modalidades de basquete, futsal, handebol, judô, ginástica artística, ginástica de trampolim, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga, leia mais e compartilhe com seus amigos.

Município adere ao programa “Mais Médicos”

A Prefeitura de Ipatinga também quer atrair mais médicos para a rede municipal de saúde. Nesta quinta-feira (25/07), a prefeita Cecília Ferramenta confirmou a adesão do município ao “Mais Médicos”, programa do governo federal criado com objetivo de levar profissionais ao interior do país. 

“Saúde, educação e assistência social são áreas prioritárias em nosso governo. Não vamos medir esforços e estamos atuando em todas as frentes, contando com apoios dos governos estadual e federal, para assegurar um atendimento de qualidade na rede municipal de saúde”, enfatiza a prefeita Cecília Ferramenta.

Pelo programa do governo federal, o município pleiteia mais oito profissionais para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Barra Alegre, Vila Militar, Vila Formosa, Esperança e Bethânia. O prazo de inscrição dos municípios foi encerrado às 24h desta quinta-feira (25/07). Segundo balanço parcial do Ministério da Saúde, 3.333 municípios registraram o interesse em receber os médicos, o que equivale a 60% do total de cidades do país.

Servidores novos recebem boas-vindas

Novos servidores da PMI recebem treinamento de integração promovido pela Secretaria Municipal de Administração - JB Reis - Secom/PMI

Desde o mês de março, cerca de 300 funcionários contratados por concurso público pela Prefeitura de Ipatinga já participaram do “Treinamento de Integração”, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Derhu) da Secretaria Municipal de Administração. O objetivo da programação é dar as boas vindas aos novos servidores que, desde o início do ano, passaram a fazer parte do quadro de pessoal para atendimento em diversas áreas do serviço público municipal.

A programação mensal de treinamentos da Prefeitura aos novos servidores integra a política de recursos humanos que está sendo implantada pela atual Administração Municipal. “Estamos adotando programas de valorização humana e profissional aos funcionários públicos, para que a cidade seja referência de qualidade nos serviços municipais”, afirma a diretora do Derhu, Marilda Otoni Corrêa.

Durante o curso, o grupo recebe informações gerais sobre a carreira no serviço público, os critérios de progressão no plano de cargos e salários, os benefícios e direitos, entre outros assuntos. Na turma desta sexta-feira havia cantineiras, enfermeiras, técnicos em enfermagem, professores e vários funcionários. Entre eles, também, o oficial de administração recém-contratado, Roger Quintão de Castro, 28 anos, que resumiu a sua expectativa em relação à carreira. “Espero ter um bom ambiente de trabalho, de forma saudável e profissional”, conclui.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga, saiba mais e compartilhe.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Município recebe primeiro ônibus escolar

O primeiro ônibus escolar foi entregue à prefeita Cecília Ferramenta na tarde desta quinta-feira. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A prefeita Cecília Ferramenta recebeu, na tarde desta quinta-feira (25/07), o primeiro veículo acessível adquirido por meio do programa Caminho da Escola, através do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outros ônibus escoares chegarão em breve, para possibilitar a reestruturação completa da rede municipal de transporte escolar. 

“Recebemos com muita alegria esse ônibus acessível, que vai proporcionar mais conforto no transporte dos nossos alunos com necessidades especiais. Esta é mais uma conquista para a Educação de Ipatinga e, por isso, é motivo de muita comemoração”, enfatizou a prefeita Cecília Ferramenta, ao receber as chaves do veículo.

A expectativa é de que mais um veículo adaptado chegue ao município em agosto. O pedido de outros cinco ônibus também foi cadastrado junto ao Ministério da Educação (MEC), e a Prefeitura aguarda a liberação dos recursos para a formação da frota exclusiva para atender a rede de ensino municipal.

Os veículos adaptados atenderão, além dos alunos portadores de necessidades especiais da rede municipal de ensino, os estudantes da Apae Ipatinga e os residentes na zona rural do município. 

Em reunião no MEC, em abril deste ano, a prefeita Cecília Ferramenta solicitou os veículos para garantir o transporte adequado aos alunos da rede de ensino. Os ônibus escolares foram concedidos à PMI com base no número de alunos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), que tem as pessoas com deficiência e até 18 anos como público prioritário.

Ipatinga resgata academias ao ar livre

A aposentada Maria Aparecida comemora a retomada das obras da Academia da Saúde e adianta que será frequentadora do local. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga iniciou a montagem de equipamentos de ginástica e a revitalização das áreas que irão abrigar as novas instalações da “Academia da Saúde”, do governo federal. Foram contemplados pelo programa quatro praças públicas localizadas nos bairros Bom Retiro, Bom Jardim, Bethânia e Planalto.

“Estou muito feliz ao ver as obras serem retomadas pela Prefeitura, porque esporte é saúde. Com certeza eu quero aproveitar desse espaço depois que estiver tudo pronto”, revelou a aposentada, Maria Aparecida, satisfeita ao ver a equipe da Prefeitura de Ipatinga trabalhando na construção da academia pública no bairro Planalto. 

A contratação de profissionais e o início efetivo das atividades, conforme previsto pelo programa federal, ocorrerão depois que todos os equipamentos estiverem devidamente instalados nos espaços já delimitados. A previsão é que o programa comece a funcionar em Ipatinga ainda em 2013.

Rua perigosa do Planalto recebe intervenções

Atendendo a pedidos de moradores, Prefeitura de Ipatinga faz reparos em via pública para garantir segurança e conforto para motoristas e motociclistas. Foto: Sérgio Roberto - Secom/PMI

Trafegar pelo trecho da Rua 1, que liga os bairros Planalto (Ipatinga) e Cidade Nova (Santana do Paraíso), deixou de ser um perigo para motociclistas e motoristas, a partir desta quinta-feira (25/07). Isso porque, a Prefeitura de Ipatinga realizou reparos na parte íngreme da pista que provocava inúmeros acidentes. 

Satisfeito com os reparos na via pública, o montador e eletricista José Martins de Paula, que passa diariamente de motocicleta pelo local, revela que o trecho era muito perigoso. “Vi muita gente escorregar aqui e os carros e motos voltavam, porque a subida era muito alta. Ainda bem que agora poderemos dirigir com mais segurança por aqui”, observou o motociclista.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga, saiba mais e compartilhe.

Ipatinga amplia acesso à vacina contra hepatite B

A proteção contra a hepatite B é garantida após a terceira dose. Foto: Welles Debil - Secom/PMI

A rede municipal de saúde, numa parceria da Prefeitura de Ipatinga com o Ministério da Saúde, amplia a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir desta semana, as 16 unidades básicas que dispõem de sala de vacinas já ofertam as doses para pessoas com até 49 anos. 

A Secretaria de Saúde de Ipatinga também disponibiliza o teste para hepatites B/C e, em caso positivo, todo o acompanhamento multiprofissional e tratamento, são oferecidos nas unidades básicas. 

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Moradores elogiam a retomada do Compor

A prefeita Cecília Ferramenta apresentou balanço dos trabalhos realizados em todas as áreas da administração pública Fotos: Welles Debil e JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga realizou na noite desta terça-feira (23/07), a rodada de abertura da 16º edição do Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), na Escola Estadual Almirante Toyoda, no bairro Cariru, em Ipatinga.

Até o dia 3 de agosto, as assembleias preparatórias para o 16º Compor vão percorrer todas as nove regionais orçamentárias de Ipatinga, incluindo a zona rural do município. “É com muita alegria e emoção que estamos reiniciando esse processo, onde as pessoas dão a sua opinião e a sua contribuição para executarmos as prioridades no município”, disse a prefeita Cecília Ferramenta.

No encontro com os moradores da Regional 1, a prefeita apresentou um balanço dos trabalhos realizados em todas as áreas da administração pública nos primeiros seis meses deste ano e, também, lançou as perspectivas orçamentárias para 2014.

A retomada do sistema de Orçamento Participativo on-line, onde cada morador pode indicar as suas prioridades de investimentos a serem definidas para o próximo ano, foi uma das novidades do 16º Compor apresentado para os moradores da Regional 1. As indicações podem ser feitas a partir no site da Prefeitura de Ipatinga: www.ipatinga.mg.gov.br/compor.


Praça do Itamarati tem obras depredadas

Na manhã desta quarta-feira (24/07), a equipe da Prefeitura de Ipatinga se deparou com uma cena de destruição na praça do Itamarati, no bairro Bethânia. O espaço multiuso do pólo da Academia da Saúde daquela região, cuja construção havia sido iniciada nesta terça-feira (23/07), foi deixado em ruínas, gerando prejuízos aos cofres públicos e à comunidade.

“Diante de todos os esforços da atual Administração para recuperar a infraestrutura da cidade, além das dificuldades financeiras do município, há um pequeno grupo de pessoas dispostas a depredar o patrimônio público, prejudicando a maioria da população. É lamentável nos depararmos com esse tipo de situação”, criticou o secretário de Obras de Ipatinga, José Maria Ferreira.

A construção dos pólos faz parte do programa do governo federal “Academia da Saúde” e vai contemplar, inicialmente, quatro bairros da cidade: Bom Retiro, Bom Jardim, Bethânia e Planalto. Paralisadas pelo governo anterior, as obras foram retomadas pela atual Administração Municipal esta semana, sendo orçadas em R$717 mil, com previsão de entrega até o final deste ano.

Acesse nosso site e leia este e outras notícias do dia: www.ipatinga.mg.gov.br

População aponta prioridades para o município

O motorista Alessandro Pereira acompanha de perto as obras de manutenção da rua Bauru e garante presença na reunião preparatória para o 16°Compor - Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga realizou a compactação do solo da rua Bauru, na divisa entre os bairros Caravelas e Parque Caravelas, na tarde desta quarta-feira (24/04).

Segundo o morador Alessandro Pereira, “Além dos buracos, sempre que chove, temos que conviver com o cascalho que desce para a rua Jabaquara, onde moro. Estou feliz com as obras de hoje, mas nós precisamos pavimentar essa via”, observou o morador, que confirmou presença na plenária preparatória do 16º Compor que acontecerá em sua regional.

As reuniões preparatórias para o 16° Compor acontecem nas nove regionais do município e o quadro com a programação pode ser conferido em nosso site clicando aqui: Prefeitura de Ipatinga.

Município vai regulamentar mototaxista

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, encaminhou nesta quarta-feira (24/07) à Câmara Municipal um projeto de lei que regulamenta as profissões de mototaxista e motofretista na cidade. 

Atendendo a um pedido subscrito por quinze vereadores a prefeita explicou, “Já estávamos finalizando nossa proposta e antecipamos o seu envio para atender a essa solicitação”. A iniciativa foi conseqüência de um pedido de vistas do vereador Sebastião Guedes a um projeto de lei autorizativa que tramita no Legislativo.

A prefeita reforçou ainda que as propostas do projeto de lei estão embasadas em estudos técnicos e nas sugestões recolhidas em reuniões com entidades de mototaxistas e profissionais da área que atuam na cidade. Conforme a legislação federal, os municípios têm até o próximo dia 31 de agosto para procederem a regularização da prestação de serviços, evitando multas e apreensões de veículos por parte das autoridades de trânsito.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre o projeto de lei encaminhado à Câmara.

terça-feira, 23 de julho de 2013

IFMG mais perto de abrir as portas em Ipatinga

A prefeita Cecília Ferramenta e o reitor do IFMG, Caio Bueno, destacaram o potencial de Ipatinga no ensino técnico e superior. Foto: Welles Debil - Secom/PMI

A prefeita Cecília Ferramenta assinou, na manhã desta terça-feira, a escritura de doação do terreno e da edificação da antiga Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no bairro Veneza (Morro do Sossego), para abrigar as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Para a prefeita, a criação do Instituto Federal de Ipatinga significa a realização de um sonho e maiores oportunidades para os jovens. “Ter o ensino superior público e gratuito em nossa cidade sempre foi uma reivindicação da população e é uma prioridade em nosso programa de governo. Fico muito feliz em poder concretizar esse objetivo”, comemora.

A instituição de ensino atenderá, inicialmente, cerca de 1.200 alunos. O reitor do IFMG, Caio Bueno destacou também o esforço da prefeita Cecília Ferramenta para garantir a instalação do IFMG na cidade. “Sabemos das dificuldades e acompanhamos a luta da Cecília em Brasília. Vimos o quanto ela se esforçou para que isso se tornasse uma realidade”, assinala o reitor.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre o evento que ocorreu nesta manhã.

Jovens participam das eleições do Comjuvi

No CRAS do Bethânia cerca de  200 jovens participaram da plenária do Comjuvi. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga realizou, noite de segunda-feira, as plenárias de definiram os representantes dos bairros de Ipatinga para integrar o Conselho Municipal de Juventude (Comjuvi).

O novo Conselho, formado pela primeira vez no município, será composto por 20 representantes, sendo sete indicados pelo Executivo. Os demais 13 conselheiros serão escolhidos pela sociedade civil organizada, incluindo os cinco eleitos nas plenárias regionais e mais oito integrantes, que deverão ser indicados pelas entidades e movimentos ligados à juventude até a próxima sexta-feira (26/07).

Os nomes indicados para representar as entidades serão aprovados durante a eleição do Comjuvi marcada para o próximo sábado (27/07), no plenário da Câmara de Ipatinga, às 14h. Após constituído o Conselho, o município convocará a 1ª Conferência Municipal da Juventude, prevista para agosto.

O Conselho Municipal de Juventude foi regulamentado este ano pela prefeita Cecília Ferramenta. Mais informações no Diário Oficial. Confira a relação de jovens escolhidos durante as plenárias regionais no site da Prefeitura de Ipatinga.

Obras em dia na ponte do Barra Alegre

Morador do Barra Alegre, José Marcolino Ramos, parabeniza PMI e acompanha obras da ponte do Barra Alegre de perto. Foto: JB Reis - Secom/PMI

A Prefeitura de Ipatinga tem se empenhado diariamente nas obras da ponte de acesso entre o bairro Limoeiro e a região do distrito de Barra Alegre.

O aposentado José Marcolino Ramos, morador do Barra Alegre há 14 anos, acompanha de perto as obras e comemora a recuperação da ponte. “Estou muito satisfeito com a agilidade dos trabalhos realizados aqui. A prefeita Cecília Ferramenta está de parabéns. Tenho certeza de que esse transtorno vai acabar em breve e teremos nossa ponte reformada em pouco tempo”, declara o aposentado.

Orçadas em R $93 mil, as obras da ponte, bem como outras obras de melhoria de infraestrutura no Barra Alegre, Serra Dourada e Nova Esperança são realizadas com recursos próprios do município.

Acesse o site da PMI clicando aqui e leia mais.

Escola do Caravelas passa por ampliação

Novas instalações vão abrigar laboratório de informática, sala multifuncional, biblioteca e sala de reunião, melhorando a qualidade da rede de ensino. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Aproveitando o período de férias, a Prefeitura de Ipatinga realiza melhorias na rede física de ensino. A Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, no bairro Caravelas, por exemplo, recebe a construção de um novo bloco para abrigar o laboratório de informática, a biblioteca.

Além disto, a escola também receberá uma sala multifuncional para oferta do programa Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma sala de reuniões, que irão otimizar o ensino da rede municipal, conforme garante a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares.

“Com essa ampliação será possível proporcionar um atendimento mais inclusivo, servindo como apoio aos alunos e professores no processo de aprendizagem. Sem dúvida, essa obra vem para melhorar a qualidade do ensino ofertado na escola, em especial, e na rede de ensino como um todo”, reforça a secretária.

Orçamento Participativo virou “marca” da cidade

Orçamento Participativo tornou o município reconhecido nacional e internacionalmente pelas experiências administrativas adotadas em parceria com a população. Foto: Arquivo - Secom/PMI

O exemplo de participação popular adotado em Ipatinga, a partir do início da década de 90, ganhou repercussão além das montanhas que cercam Minas Gerais. O Orçamento Participativo foi considerado exemplo de democracia popular por administrações municipais, lideranças políticas e pesquisadores.

Na época, o Banco Mundial (Bird) chegou a recomendar o Compor de Ipatinga como um dos meios de democratização das ações do poder público.

Em 2003, a Prefeitura foi convidada para um congresso na tradicional Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Ipatinga foi o único município da América Latina, selecionado dentre 50 projetos de vários países, a participar do 5º Fórum Innovations in Technology and Governance Workshop.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ipatinga resgata a participação popular

A prefeita reuniu a imprensa para anunciar a retomada do Compor de Ipatinga. Foto: Sérgio Roberto  Secom/PMI

O Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), que esse ano chega à 16º edição, está de volta depois de nove anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22/07), pela prefeita Cecília Ferramenta, que determinou a liberação de R$ 10 milhões para as pequenas obras indicadas pela população. 

O congresso acontece no dia 14 de setembro. Antes, porém, a partir de amanhã (23/07), começa a primeira rodada de plenárias, que vão percorrer as nove regionais do município até o dia 3 de agosto. 

Nessa primeira fase de encontros, a Prefeitura fará uma prestação de contas de seis meses da atual gestão, apresentando um balanço dos trabalhos realizados em todas as áreas na administração pública e as perspectivas orçamentárias para o próximo ano. 

Também será aberto as discussões sobre o Plano Plurianual (PPA) de Ipatinga.  “Estamos retomando a participação popular que é uma das principais marcas das nossas administrações e foi um compromisso que assumimos. Vamos juntos com a população, fazer a nossa cidade voltar a crescer e gerar qualidade de vida para todos”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta.

Leia esta matéria completa e confira a programação de cada regional no site da Prefeitura de Ipatinga.


Obras indicadas no Compor melhoram qualidade de vida

A família de Camila Barbosa aproveita o espaço de lazer construído no bairro Forquilha após indicação no Compor. Foto: Arquivo Secom/PMI

O aposentado João Rodrigues de Jesus, de 70 anos, aponta orgulhoso para a obra que ajudou a escolher como prioritária durante o 12º Compor, realizado em 2001, pela Prefeitura de Ipatinga. O muro de arrimo que ajuda a segurar uma encosta na rua Dama da Noite, no bairro Bom Jardim, já evitou tragédias durante o período das chuvas. 

“Seu” João de Jesus pretende indicar novas melhorias para o bairro durante as plenárias do Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias, cuja 16ª edição será realizada pela Prefeitura de Ipatinga. “Nos últimos oito anos muita coisa ficou parada. Tenho fé que agora vamos andar pra frente de novo”, afirma o aposentado. 

Uma praça construída há 15 anos, depois de ser indicada no Compor, ainda é a principal opção de lazer para boa parte dos moradores do bairro Forquilha. A dona de casa Camila Ferreira Barbosa, de 23, leva os filhos para brincar no local. “Levo o meu filho mais novo para tomar banho de sol", comenta.

Leia esta e outras matérias completas sobre o Compor no site da Prefeitura de Ipatinga.

Conselho assegura prioridades regionais

Assembleia do 15º Compor realizado em Ipatinga em 2004. Foto: Arquivo Secom/PMI

O processo de participação popular na escolha das obras e serviços a serem priorizados pela Prefeitura de Ipatinga no município foi iniciado em 1989, logo no começo do primeiro mandato do ex-prefeito Chico Ferramenta. As discussões sobre o formato do orçamento participativo envolveram a criação do Conselho Municipal de Orçamento (CMO), em 1990.

Para que toda a cidade fosse contemplada com obras e serviços, o município foi dividido em nove regionais orçamentárias, compostas por bairros, distritos e comunidades rurais. As localidades foram agrupadas de acordo com suas características físicas, geográficas, culturais, sociais e econômicas.

O Orçamento Participativo de Ipatinga é legalmente instituído, garantindo aos moradores não apenas o poder de definir prioridades, mas também de fiscalizar a execução das obras e serviços públicos, por meio dos conselhos regionais e do Conselho Municipal de Orçamento, também reconhecidos legalmente.

Dados da PMI revelam que as 15 edições do Compor, realizadas entre 1990 e 2004, contaram com quase 18 mil participantes. Na última edição, realizada em 2004, cerca de 1,2 mil moradores participaram das plenárias que discutiram as obras prioritárias no município.

Leia esta e outras notícias sobre o Compor no site da Prefeitura de Ipatinga.

Comunidade acompanha creche do Jardim Santa Clara

A moradora do Vale do Sol, Maria Eva dos Santos, comemora construção da creche e já conta com uma vaga para sua filha de 2 anos de idade. Foto: JB Reis - Secom/PMI

As obras da creche do Jardim Santa Clara, executadas pela Prefeitura de Ipatinga com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do governo federal, desde março março deste ano, já ultrapassam a fase inicial e tem previsão de entrega até o final deste ano. 

Os moradores do próprio bairro, das comunidades do Vale do Sol, Vila Celeste e Vista Alegre, que serão contemplados pela nova unidade de Educação Infantil, acompanham de perto o avanço da construção.

O projeto arquitetônico da creche do Jardim Santa Clara segue os padrões do Ministério da Educação, sendo do tipo B, com capacidade de atender cerca de 240 crianças, com até cinco anos de idade, em dois turnos, ou 120, em turno integral. 

Saiba mais sobre a obra da creche do Jardim Santa Clara acessando o site da Prefeitura de Ipatinga.

Ipatinga avança na promoção da igualdade racial

A prefeita Cecília Ferramenta destacou a importância da efetivação das políticas públicas voltadas para a promoção da inserção social e econômica da população negra de Ipatinga. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Representantes da Prefeitura de Ipatinga e do poder público, instituições ligadas aos grupos étnicos de minorias e agentes sócio-culturais se reuniram no último sábado (20/07), para a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Durante o encontro, o município elegeu seus delegados para as etapas estadual e nacional, agendadas para os meses de agosto e novembro, respectivamente. Além da eleição dos delegados, durante a Conferência foi discutido o tema central “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo”, adotado em âmbito nacional. 

Em Ipatinga, o evento contou com a parceria do Grupo de União e Consciência Negra de Ipatinga e Santa do Paraíso (Grucon), a rede Educafro (pré-vestibular comunitário para negros e trabalhadores) e demais grupos de tradição de Ipatinga.

Leia esta notícia completa no site da Prefeitura de Ipatinga




Ipatinga elege Conselho de Crianças e Adolescentes

A 17ª Conferência da Criança e do Adolescente reuniu cerca de 200 participantes no auditório da Prefeitura de Ipatinga no último final de semana. Foto: JB Reis - Secom PMI

A 17ª Conferência da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira e sábado (19 e 20/07), no auditório da Prefeitura de Ipatinga, reuniu cerca de 200 pessoas para debate da temática “Violência conta a criança e o adolescente – uma doença social”.

Durante o evento, foram eleitos e empossados os novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ipatinga. O colegiado é formado por 20 conselheiros, divididos entre 10 representantes da sociedade civil e 10 representantes do poder público, e seus respectivos suplentes. 

Além do processo eleitoral dos conselheiros não-governamentais, durante a Conferência os delegados discutem os eixos-temáticos e propõem as diretrizes para o município, a serem observadas no biênio 2013/2014.

Leia esta notícia completa e conheça os novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no site da Prefeitura de Ipatinga.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Apoio às micro e pequenas empresas de Ipatinga

A capacitação sobre compras governamentais, realizada nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), foi voltada aos servidores municipais da PMI. Foto: Wellis Debil - Secom/PMI

Para colocar em prática a Lei Geral das Micro e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06), a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Sebrae Minas, promoveu capacitação sobre compras governamentais nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/07). 

Voltado aos servidores municipais envolvidos em processos de compras públicas e licitações, o curso teve o objetivo de fornecer o conhecimento necessário para aplicar a Lei Geral. Participaram do curso, servidores das secretarias municipais de Administração e de Saúde, Controladoria e Procuradoria Geral da PMI. 

A finalidade é incentivar a atuação de microempreendedores do município pela simplificação de obrigações administrativas, tributárias e previdenciárias, além de outros benefícios de inclusão sócio-econômica. 

Leia esta e outras notícias no site da Prefeitura de Ipatinga.

Obras da UPA 24 horas em fase de acabamento

Maria Nazaré Vieira comemora a construção da UPA 24 horas e acompanha as obras do terraço de sua casa. Foto: JB Reis - Secom/ PMI

Do terraço da casa do aposentado Getúlio Vieira e de sua esposa, Maria Nazaré Vieira, é possível ver de perto o trabalho da equipe da Prefeitura de Ipatinga na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, no bairro Canaã.

O complexo, que terá capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia, já está em fase de acabamento. Conforme previsto no cronograma, a obra encontra-se na etapa final, com revestimento de paredes e pisos, além da finalização das instalações elétricas e hidráulicas.

As obras começaram em outubro do ano passado, sendo interrompidas pouco tempo depois pelo governo anterior, e foram retomadas por determinação da prefeita Cecília Ferramenta em fevereiro deste ano. Com área construída de 1.700 m², a UPA 24 Horas de Ipatinga é classificada como Tipo III.

Leia esta notícia completa no site da Prefeitura de Ipatinga.

“Não à violência contra crianças e adolescentes”

Sociedade civil organizada e poder público vão às ruas e pedem para que a população denuncie toda forma de violência contra população infanto-juvenil. Foto: JB Reis - Secom/PMI

Dezenas de pessoas, representantes da Prefeitura de Ipatinga e da sociedade civil, participaram de uma caminhada, na manhã desta sexta-feira (19/07), que partiu Praça 1° de Maio, no Centro da cidade, à Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no bairro Veneza II.

A ação lançou a campanha “Violência contra criança e adolescente, não! Rompa o silêncio. Disque 100”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os diversos tipos de abusos cometidos contra a população infanto-juvenil.

Todo o material de divulgação da campanha – panfletos, camisas, mochilas e adesivos – foram produzidos com a mensagem principal e os contatos do disque denúncia (Disque 100), além dos telefones celulares de plantão das regionais I e II, que atendem durante 24h.

Diversas ações fazem parte da programação da campanha e serão realizadas ao longo do ano. Confira esta matéria completa no site da Prefeitura de Ipatinga e participe das ações da campanha.